O açafrão é uma planta medicinal que tem suas propriedades medicinais concentradas nos filamentos da flor. Rico em em crocina, crocetina, safranal e canferol, este tipo de açafrão tem ação anti-inflamatória e antioxidante, sendo muito útil para aliviar os sintomas da TPM, ajudar no emagrecimento e prevenir doenças cardiovasculares.
O nome científico do açafrão é Crocus sativus, que é diferente do açafrão-da-terra, ou cúrcuma, e cujo nome científico é Curcuma longa, um outro tipo de planta medicinal, muito usada na culinária mas que tem propriedades diferentes. Confira os principais benefícios da cúrcuma.
Conhecida também como açafrão-verdadeiro, essa planta pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias, supermercados ou feiras livres, sendo usada na culinária ou no preparo de chás.
Para que serve
O açafrão possui várias propriedades medicinais, podendo ser usado para:
1. Combater a depressão
Alguns estudos [1,2] têm demonstrado que a crocina e o safranal, compostos presentes no açafrão, têm ação semelhante a alguns remédios antidepressivos, como a fluoxetina e imipramina, pois ajudam a inibir a recaptação da dopamina e da noradrenalina, dois tipos de neurotransmissores que regulam o humor.
Desta forma, o açafrão pode auxiliar no tratamento da depressão, da ansiedade e de alterações de humor.
2. Ajudar no controle da diabetes
O açafrão possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que protegem as células do pâncreas e melhoram a produção de insulina, regulando os níveis de glicose no sangue, o que ajuda a controlar a diabetes.
3. Promover o emagrecimento
Alguns estudos [3,4] mostram que o açafrão pode ajudar no emagrecimento, porque melhora o humor e reduz o apetite, diminuindo a ingestão de calorias durante o dia.
Além disso, um outro estudo [4]mostrou que o suplemento de açafrão também pode ajudar a diminuir o índice de massa corporal (IMC), a circunferência da cintura e a massa gorda total.
No entanto, é importante lembrar que para promover o emagrecimento, o consumo do açafrão deve ser feito associado a uma dieta saudável e variada e a prática regular de exercícios físicos.
4. Aliviar os sintomas da TPM
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antidepressivas, o açafrão pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas mais comuns da TPM, como irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça, cólica e desejo por alimentos doces.
5. Ajudar no tratamento do Alzheimer
O açafrão possui propriedades antioxidantes que diminuem os danos causados pelos radicais livres nos neurônios, além de aumentar os níveis de acetilcolina, um neurotransmissor importante para a memória e que tem seus níveis reduzidos na doença de Alzheimer.
Além disso, o açafrão também tem propriedades anti-inflamatórias que reduzem a produção de substâncias inflamatórias e tóxicas para os neurônios. Entretanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse benefício.
6. Prevenir a doença de Parkinson
O efeito antioxidante e anti-inflamatório da crocetina, presente no açafrão, ajuda a proteger os neurônios, podendo prevenir e até ajudar no tratamento da doença de Parkinson, melhorando a falta de coordenação motora. No entanto, ainda são necessários estudos que comprovem esse benefício.
7. Evitar doenças cardiovasculares
Por possuir ação antioxidante, o açafrão que ajuda a diminuir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, prevenindo a formação de placas de gordura nas artérias e evitando o surgimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.
8. Melhorar a saúde sexual
O açafrão possui propriedades afrodisíacas que ajudam a aumentar o bem estar, o desejo e a libido, especialmente em pessoas que utilizam antidepressivos, melhorando a disfunção erétil em homens e a lubrificação íntima em mulheres. Conheça outros alimentos que melhoram a saúde sexual.
9. Ajudar no combate ao câncer
Alguns estudos feitos [5,6,7] em laboratório com células de câncer de pele, intestino, mama, colo do útero, próstata e pulmão mostram que as substâncias antioxidantes presentes no açafrão podem ajudar a diminuir a proliferação ou promover a morte de células desses tipos de câncer.